2016.02.26


Desafio ao Sector Privado

O Presidente, Filipe Nyusi desafia o sector privado a continuar a estabelecer parcerias na produção, transporte e distribuição de energia, de modo a garantir a industrialização e agricultura de grande envergadura.

O Presidente da República, Filipe Nyusi desafia o sector privado a continuar a estabelecer parcerias na produção, transporte e distribuição de energia, de modo a garantir a industrialização e agricultura de grande envergadura.

O desafio foi lançado no passado dia 19 de Fevereiro, na inauguração da Central Termoelécrtica a Gás Natural da Gigawatt como reporta a Folha de Maputo.

Na ocasião, Nyusi disse que a convicção de electrificar o país é certamente um objectivo por si, mas igualmente relevante pelos seus efeitos multiplicadores em todos os domínios da vida económica social, desde a educação, saúde e abastecimento de água ate a agricultura, indústria e turismo.

"É por isso que na nossa agenda de governação priorizamos a energia, porque ela joga um papel essencial na economia e na sociedade", sublinhou.

Ainda segundo Nyusi, o Governo pretende introduzir a transformação estrutural da economia, a agregação de valores aos produtos primários e fazer da energia o motor de desenvolvimento económico e da industrialização.

"O programa específico de intervenção com os projectos que aprovamos, a serem implementados a curto, médio e longo prazos bem como a Estratégia de Investimento de Emergência em todas as regiões do país, ilustra claramente o nosso projecto de geração, transporte e distribuição de energia eléctrica como fonte de receitas para o cofre de Estado", explicou.

Para a região sul, de acordo com Nyusi das acções seleccionadas inclui-se para além deste empreendimento hoje inaugurado, a conclusão da central termoeléctrica a gás natural da Kuvaninga, de 40 MW em Chókwe, que deverá conferir ao sistema eléctrico maior estabilidade e segurança energética.

O rápido crescimento do país aumenta a procura de energia, incluindo a sua produção e distribuição e a Central Termoelécrtica a Gás Natural da Gigawatt é um exemplo de sucesso nessa área.


Os nossos parceiros

MGC
Rolls Royce
TOTAL Moçambique
WBHO
Standard Bank
Old Mutual
EDM