Os 200 milhões de Toneladas Métricas de Gás Natural Liquefeito (LNG), serão para o consumo e geração de energia eléctrica para o país e para a região Austral do continente africano, a partir da Central Térmica de Beluluane (CTB).
O Gás Natural Liquefeito que será fornecido pela petrolífera francesa Total, provirá de diferentes pontos do mundo, e será descarregado no Porto da Matola numa unidade flutuante de armazenamento e regaiseficação.
A partir do Porto da Matola será construído um gasoduto (que irá custar cerca de 350 Milhões de dólares) até à nova central de geração de energia eléctrica de 2000 Megawatts, localizada no parque industrial de beluluane e, através da infra-estrutura da Matola Gas Company (MGC), irá distribuir-se ao mercado da região Austral de África.
O custo total da central eléctrica de 2000 Megawatts, que será construída em fases de acordo com o crescimento das necessidades do mercado energético, será de cerca de 2.8 mil milhões de dólares, e a primeira fase irá arrancar com 500 Megawatts em meados de 2022.