Descrição do Projecto

O projecto envolveu o desenvolvimento, concepção, construção, financiamento e operação de uma estação de 100MW de energia a gás em Ressano Garcia, Moçambique.

O Custo Total do Projecto foi de cerca de 200 milhões de dólares americanos. A receita do projecto é assegurada por um Power Purchase Agreement (PPA) a longo prazo com a EDM, com a possibilidade de fornecer no futuro a outras empresas de serviços de energia e/ou grandes clientes industriais dentro da rede eléctrica da região sul-africana. O gás fornecido para o Projecto é assegurado através de um Gas Supply Agreement (GSA) de 20 anos com a MGC, sustentado por outro GSA de 20 anos entre a Sasol e MGC.

Características chave do projeto

  1. Treze motores recíprocos de ignição a gás natural, da Rolls-Royce Bergen B35:40-V20AG2 (cada um com uma capacidade de aproximadamente 9.2 MW) equivalendo assim a uma capacidade instalada de cerca de 120 MW (observando que apenas 100 MW são obrigados para satisfazer os requisitos do PPA).
  2. Extensão anterior da subestação da Electricidade de Moçambique (EDM) em Ressano Garcia 275 kV existente para facilitar a ligação do projecto Gigawatt à rede nacional.
  3. Estação de Medição de Gás Natural de Alta Pressão (HPCMS) adjacente ao local do projeto para facilitar a entrega de gás na vedação da central elétrica. No entanto, o HPCMS foi adquirido fora do Engineering, Procurement and Construction Contract (EPC), com a responsabilidade pela disponibilização de determinadas obras civis (incluindo fundações) associadas ao HPCMS ao abrigo do mesmo contracto.
  4. A água para as operações é fornecida através de três furos complementado por água transportada quando necessário.


Os nossos parceiros

MGC
Rolls Royce
TOTAL Moçambique
WBHO
Standard Bank
Old Mutual
EDM