O Custo Total do Projecto foi de cerca de 200 milhões de dólares americanos. A receita do projecto é assegurada por um Power Purchase Agreement (PPA) a longo prazo com a EDM, com a possibilidade de fornecer no futuro a outras empresas de serviços de energia e/ou grandes clientes industriais dentro da rede eléctrica da região sul-africana. O gás fornecido para o Projecto é assegurado através de um Gas Supply Agreement (GSA) de 20 anos com a MGC., sustentado por outro GSA de 20 anos entre a Sasol e MGC.
Características chave do projeto
- Treze motores recíprocos de ignição a gás natural, da Rolls-Royce Bergen B35:40-V20AG2 (cada um com uma capacidade de aproximadamente 9.2 MW) equivalendo assim a uma capacidade instalada de cerca de 120 MW (observando que apenas 100 MW são obrigados para satisfazer os requisitos do PPA).
- Extensão anterior da subestação da Electricidade de Moçambique (EDM) em Ressano Garcia 275 kV existente para facilitar a ligação do projecto Gigawatt à rede nacional.
- Estação de Medição de Gás Natural de Alta Pressão (HPCMS) adjacente ao local do projeto para facilitar a entrega de gás na vedação da central elétrica. No entanto, o HPCMS foi adquirido fora do Engineering, Procurement and Construction Contract (EPC), com a responsabilidade pela disponibilização de determinadas obras civis (incluindo fundações) associadas ao HPCMS ao abrigo do mesmo contracto.
- A água para as operações é fornecida através de três furos complementado por água transportada quando necessário.